Nosso convite é para uma vida consciente e sustentável. Por isso, separamos um cupom especial para sua primeira compra:
Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama
Conhecido pelo laço rosa em publicidades, pontos turísticos, redes sociais e espalhados pela cidade, o Outubro Rosa traz consigo a discussão de saúde pública: O câncer de Mama. Criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na década de 90 e celebrada anualmente em todo o mundo, o Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres, sobre a importância de cuidar da saúde das mamas.
Além disso, coloca luz em outros temas relacionados: como a falta de informação, hospitais que não realizam a mamografia e alimentação adequada para a população em situação de extrema vulnerabilidade.
O câncer é uma doença silenciosa e está entre as 4 principais causas de morte antes dos 70 anos. Por isso, ao realizar os exames periodicamente, é possível ter um diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento e reduzindo a mortalidade.
É recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos, realizem a mamografia no mínimo uma vez a cada dois anos, mas muitas acabam deixando esse cuidado de lado por falta de informação ou de opção.
Lembre-se: A mamografia é o único exame que apresenta diagnóstico de eficácia comprovada.
Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama
Comemorado no dia 19 de outubro, o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama se une ao Outubro Rosa e juntos enfatizam a importância do cuidado, compartilhando medidas e informações, que podem evitar grandes problemas futuros.
Uma das formas de prevenção é realizar o autoexame das mamas. O autoexame deve ser feito de três maneiras: Em pé em frente ao espelho, deitada ou durante o banho. Em todas as posições, você deve levantar o braço correspondente à mama que irá realizar o autoexame. Faça movimentos circulares e apalpe, observando se há alguma alteração ou nódulo, o mesmo deve ser feito nas axilas.
Para que a mulher possa comparar os autoexames, é muito importante que o exame seja feito de três a dez dias depois da menstruação ou em uma data fixa, caso menstrue na mesma data.
Muitos fatores como idade, genética, histórico familiar, início precoce da puberdade, uso prolongado de anticoncepcionais, entre outros, podem estar relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, mas isso não é uma regra.
Infelizmente, devido à multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento, não podemos prevenir totalmente o câncer de mama, mas alguns hábitos saudáveis, podem diminuir as chances de desenvolver um câncer, por exemplo:
Boa alimentação: Não fique muito tempo sem comer, se possível, se alimente de três em três horas em poucas quantidades, prefira alimentos saudáveis e nutritivos.
Evite consumir em excesso alimentos gordurosos e carboidratos: Tem dias que bate aquela vontade de comer um docinho, né?! Tudo bem comer, é só não abusar, assim como os sucos industrializados, refrigerantes, pão, macarrão e etc.
Ingira proteínas: Frutas, legumes e verduras ajudam a saciar e no funcionamento do intestino, além disso são verdadeiras fontes de vitamina e minerais e ricas em fibras.
Pratique exercícios físicos: Movimente o seu corpo, faça exercícios que você goste, dance pelo menos durante 150 minutos por dia.
Viva com prazer, leveza e lembre-se de viver o aqui e agora.
Se cuidar, é o maior ato de amor próprio que podemos nos dar.