Nosso convite é para uma vida consciente e sustentável. Por isso, separamos um cupom especial para sua primeira compra:
Dia Internacional das Mulheres que Trabalham no Campo
Quando pensamos em trabalho no campo, abrimos um leque de possibilidades incríveis, por exemplo: Pescadoras, agricultoras, poetisas, artesãs, embaixadoras e muitas outras funções.
Mas nem sempre foi assim. Antigamente as mulheres não trabalhavam em profissões consideradas masculinas e muitas vezes eram vistas como ajudantes. Com o passar dos anos, muitas mulheres saíram dessa posição e passaram a exercer funções no agronegócio, provocando um notável aumento de mão de obra feminina nestes setores.
As mulheres do campo, tem um papel fundamental na luta por igualdade de gênero, além disso sua mão de obra é importante para o crescimento de todos os setores, destacando-se em diferentes etapas do processo produtivo de alimentos, gerando renda e auxiliando no desenvolvimento econômico social.
Com o aumento de mão de obra feminina, em 1995 a ONU instituiu o dia 15 de outubro como o Dia Internacional das Mulheres que Trabalham no Campo.
Representando 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento, este dia tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população mundial sobre o papel dessas mulheres em nossa sociedade.
O protagonismo das mulheres rurais reflete a mudança de paradigmas, afinal, cada vez mais, as vemos ocupando seus espaços e propagando a diversidade da atuação feminina.
Mesmo com esse crescimento e a representatividade feminina se tornando cada vez mais forte, sabemos que ainda há um espaço que nos separa e temos um longo caminho a ser percorrido, para de fato alcançarmos a tão sonhada igualdade de gênero.
Por isso, é muito importante estar ciente e nos empenhar cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo.
Profissionalização
Criado em 1991, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) é uma instituição de direito privado paraestatal e tem como finalidade capacitar e profissionalizar as produtoras rurais.
Com a demanda de funções e com cada vez mais mulheres trabalhando nas zonas rurais, o agronegócio precisa de mão de obra especializada. Além disso, uma forma de transformar e diminuir um pouco a desigualdade de gênero é adquirindo conhecimento.
Para nos ajudar nesse processo o SENAR disponibiliza em seu site mais de 600 produtos divididos em programas, cursos e treinamentos.
Aqui encontramos oportunidades na área de: Horticultura, operação de máquinas, pecuária, agricultura, processamento de alimentos e legislação para vários segmentos rurais.
Para participar e saber mais sobre os cursos, é só procurar o sindicato rural do seu município ou acessar o site do SENAR.