Nosso convite é para uma vida consciente e sustentável. Por isso, separamos um cupom especial para sua primeira compra:
A questão do lixo no Brasil: pequenas mudacinhas, todo dia.
Em 2019 o Fundo Mundial para a Natureza (WWF - World Wide Fund for Nature) publicou um estudo intitulado “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização” que indicava o Brasil como o quarto país que mais produz lixo no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Por ano, o Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos, representando 40% da produção de lixo da América Latina.
Segundo os dados divulgados, de 11.355.220 toneladas de lixo produzidas, apenas 1,28% passavam pelo processo de reciclagem. O Banco Mundial também chama atenção para as mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico que são descartadas de forma irregular, sem tratamento. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.
Como resultado da produção sem limites de lixo, estamos cada vez mais perto de um cenário em que a poluição será irreversível e sofreremos as consequências em diversos níveis imagináveis. Do consumo de água, qualidade do ar e até a disponibilidade de matéria prima existente, a perspectiva do futuro do planeta se mostra assustadora.
Podemos pensar que as nossas ações como indivíduos não causam impacto suficiente para transformar essa realidade. Mas a verdade é que a partir de microrrevoluções, repensando alguns hábitos do nosso dia a dia, somos capazes de gerar uma grande contribuição a longo prazo. Pequenas mudancinhas, todo dia.
Hoje trouxemos algumas ideias pra vocês aplicarem por aí. Vamos juntos?
1) Cosméticos sólidos – fórmulas concentradas, cheias de ativos botânicos ricos e com embalagens recicláveis ou compostáveis. Com ótimo rendimento, eles são a opção mais sustentável, saudável e econômica.
2) Ecobag - quer coisa mais prática que carregar uma ecobag com você por aí? É uma alternativa fácil, basta carregar a sua no carro ou na bolsa. Recusando as sacolas plásticas da padaria, farmácia e supermercado você deixa de gerar um lixo que demora mais de 100 anos para se decompor.
3) Acessórios de Madeira – dê preferência a artigos de madeira! Produzidos de forma artesanal, utilizando recursos naturais, eles são uma opção mais sustentável e saudável. Pentes, Escovas de bambu, saboneteiras e etc. Zero lixo, mais vida!
4) Filtros reutilizáveis – a hora do café e do chá pode gerar menos lixo. Que tal utilizar filtros de algodão, que não interferem no sabor final e são práticos na hora de lavar para reutilizar. E no fim da vida útil você já sabe: Compostagem!
5) Saquinhos granel - comprar a granel apresenta duas vantagens: primeiro, liberdade de escolher exatamente as quantidades que você necessita de forma a evitar o desperdício. Segundo, com um kit de saquinhos de pano você evita o uso de embalagens desnecessárias e chegando em casa pode optar por armazenar suas compras da maneira que preferir. Ótimo né?
6) Bucha vegetal - Ótima opção para substituir as esponjas sintéticas. Podendo ser usada para higiene pessoal ou limpeza da casa. Biodegradáveis e 100% naturais, promove uma leve esfoliação na pele, auxiliando na circulação sanguínea, além de auxiliar a renovação celular. Para lava-louças, é ótima, pois não agride seus utensílios.
7) Leve seus utensílios nada melhor do que carregar seu próprio kit de talheres, seu copo reutilizável e canudos. Assim você pode recusar os descartáveis quando precisar se alimentar em algum lugar que os ofereça. Organização é tudo.
8) Ecopad (discos de crochê ou tecido) - remover a maquiagem da forma correta é muito importante para a saúde da nossa pele. Mas, já parou para pensar na quantidade de algodão que descartamos? Uma alternativa são os ecopads, pequenos discos de crochê ou algum tecido que não agrida a pele. Depois do uso, basta lavar no banho ou colocar na máquina. Bem simples!
9) Absorventes de Pano – calcula-se que cada mulher utilize cerca 15 mil absorventes durante toda sua vida. Cada um desses absorventes demora em média 100 anos para se decompor. Todo o lixo gerado durante o período menstrual permanece por muito tempo contaminando solo e lençóis freáticos, por exemplo. Precisamos considerar o impacto ambiental que nossa menstruação causa em nosso planeta. Nosso lixo é nossa responsabilidade.
Nós queremos saber: quais microrrevoluções você tem feito para ajudar a preservar o planeta? E quais pretendem colocar em prática depois de ler esse texto? Conta pra gente!
Dados coletados da Agência Brasil, WWF, Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)
-
Shampoo Sólido Natural - Calêndula e Alecrim - Nativa Ecocosméticos
Experimente o Shampoo Sólido Natural de Calêndula e Alecrim, um produto fortalecedor para cabelos normais a quimicamente tratados. Feito com ingredientes orgânicos e embalado de forma sustentável, ele trata o couro cabeludo, estimula o crescimento e deixa