A compostagem e seus impactos | SALVIA
Publicado: 04/08/2019

A compostagem e seus impactos


Quando você começa a separar seu lixo, você encontra outra oportunidade de ser mais sustentável no seu dia a dia: cuidar dos seus resíduos orgânicos!

Restos de comida como cascas de frutas, sobras de legumes, borra de café, ervas, grãos e etc., que não são recicláveis, mas são naturalmente decompostos por bactérias do bem, se armazenados corretamente. A tal compostagem!

Qual a importância da compostagem?

Atualmente no Brasil aproximadamente 50% dos resíduos são orgânicos, e apenas 5% disso é compostado. A maior parte vai para aterros sanitários. Lixo rico em matéria orgânica, que poderia gerar vida, descartado incorretamente!

Dentro das sacolas plásticas esses resíduos não conseguem se decompor, então liberam gás metano, um gás 30 vezes mais agressivo para a atmosfera do que o gás carbônico, causando mais aquecimento global!

Sabe aquele cheiro desagradável que sai do caminhão do lixo? É causado pela grande quantidade e variedade de resíduos orgânicos descartados incorretamente nas sacolinhas de lixo que saem de nossas casas.

Quando realizamos a compostagem doméstica evitamos diversos problemas causados pelo acúmulo de lixo (resíduos orgânicos + rejeitos), causamos menos impacto no planeta e contribuímos para o bem-estar da comunidade, já que diminuímos o mau cheiro nas ruas e lixeiras, prevenimos a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas, aumentamos a vida útil dos aterros sanitários, além de reduzirmos a queima de combustível utilizado no transporte de lixo.

A natureza se encarrega de transformar nosso lixo em vida! E o resultado final desse ciclo é um adubo riquíssimo em nutrientes, que da pra colocar nas plantinhas, colocar na nossa horta e produzir mais alimentos – olha que maravilhoso esse ciclo completo! – e quem sabe até presentear os amigos urban jungle com esse adubo poderoso!

Pequenas soluções dentro da nossa casa podem resolver um problema global. Faça o melhor que pode, todos dias!🌱

Voltar