O que é Plogging? | SALVIA
Publicado: 11/08/2019

O que é Plogging?


Se você já viu por aí alguém com roupa esportiva, recolhendo lixo, não estranhe: isso é o plogging, uma modalidade esportiva que mescla atividade física com sustentabilidade.

Uma modalidade que além de fazer bem para a saúde, faz bem para o planeta. Para praticar o plogging é muito simples: basta você sair para caminhar ou correr munido com algum recipiente para ir recolhendo os resíduos encontrados pelo caminho.

Preferencialmente, utilize coletores reutilizáveis, como ecobags e sacos de papel ou pano, evitando assim mais um resíduo, não é mesmo?!

Recolher os resíduos deixados na natureza, é ao mesmo tempo muito simples e nobre, você estará auxiliando na limpeza urbana ou rural, além de propagar a conscientização de preservação do meio ambiente.

Onde surgiu o Plogging?

A ideia do plogging surgiu na Suécia, por ideia do ambientalista Erik Ahlström, que lançou no Facebook uma caminhada sustentável.

O nome vem da junção das palavras plocka, que significa recolher, em sueco, e jogging - do inglês, correr – batizando a modalidade como plogging, que seria correr recolhendo lixo.

A engenheira ambiental Maria C. (@mariaviroueco) é adepta à modalidade e compartilha suas experiências em seu Instagram, orientando e incentivando seus seguidores à prática.  

Mas como chegou ao Brasil?

Durante a Copa do Mundo de 2014, a torcida japonesa ficou em foco, quando ao final dos jogos sempre tinham o cuidado de recolherem seu lixo dos estádios, o que chamou a atenção dos brasileiros. Além disso, há a comunidade Plogging Brasil que sempre busca difundir o esporte.  

O que preciso para praticar o Plogging?

Sozinho ou em grupo, a primeira coisa que devemos fazer é definir a rota que será percorrida. Deixe-a bem clara com os participantes, evitando que se dispersem, caso façam por trilhas ou escaladas.

É interessante que você calce uma luva de látex, pois nunca se sabe o que pode encontrar pelo caminho, evitando assim qualquer contratempo com materiais perfurocortantes e inclusive contaminados.

Equipado com o saco de lixo? É dada a largada! Numa caminhada acelerada, podendo dar sprints mais ágeis, colete todo resíduo que avistar, aproveitando as agachadas para recolher o lixo, para se alongar. Uma corrida onde o vencedor é o meio ambiente. ♥  

Aproveite o trajeto!

Você mora em locais com montanhas, praias ou reservas e parques? Você tem a oportunidade de conhecer o melhor de sua cidade e ainda preservá-la!

Programe um ação de plogging com seu grupo de amigos e colegas num fim de semana e desfrute do passeio, fazendo o bem à natureza e ainda tonificando os músculos e ganhando resistência. Não é demais!?

Voltar