Nutrição natural começa pela pele | SALVIA
Publicado: 11/08/2019

Nutrição natural começa pela pele



Sim! Nossa pele é super capaz de absorver nutrientes, e assim como nos preocupamos com nossa alimentação, precisamos dar a devida importância aos cuidados diários com a pele.

Qual a função da pele no corpo humano?

A pele é o maior órgão do corpo humano e o reveste por inteiro, possuindo as seguintes funções básicas:
  1. Proteger contra a entrada de agentes externos
  2. Prevenir que percamos água em excesso pelas camadas da pele
  3. Regular a homeostase interna
  4. Além de ter funções sensoriais, imunológicas e metabólicas
 

Quais são as camadas da pele?

Imagem relacionada


Nossa pele tem 3 camadas distintas, sendo elas: a epiderme, que é a camada superior, externa; a derme, que é a camada central; a hipoderme, que é a camada mais profunda.

A epiderme ainda é constituída por 4 camadas celulares chamadas basal, granulosa, espinhosa e córnea - que é, das 4, a que está em contato com o ambiente externo - e são assim categorizadas de acordo com os tipos de células que constituem cada uma.

Qual a função das camadas da epiderme?

Cada camada da epiderme possui uma estrutura diferente da outra, composta por componentes diferentes que influenciam na permeação de substâncias aplicadas sobre ela.

Essa estrutura organizada forma uma barreira heterogênea muito eficiente, pois dificulta em diferentes níveis, a penetração de agentes terapêuticos e cosméticos.

Por conta disso, temos os seguintes meios de permeação sobre a pele:

  • Permeação Transfolicular: que é feita penetrando no folículo piloso - que é de onde nascem os pelos - e se distribui nas camadas da epiderme. O folículo acomoda o pelo e também reserva uma boa quantidade dos ativos aplicados;
  • Permeação Transcelular: ocorre quando o ativo passa diretamente através do estrato córneo e da matriz intracelular lipídica, que é a parte parte interna das células;
  • Permeação Intercelular: quando os ativos aplicados passam entre as celulas da epiderme.

Produtos Naturais: prefira-os

Assim como tomamos cuidado com tudo o que ingerimos (ou ao menos deveríamos/buscamos), precisamos estarmos atentos ao que aplicamos sobre nossas peles.

Produtos naturais têm tido grande procura, por conta da preocupação eminente referentes a formulação de cosméticos. Estudos comprovaram que tudo o que aplicamos sobre nossa pele é absorvido para nosso organismo, influenciando em todo o nosso corpo e, por conta disso, muitos têm feito a escolha de mudar seus hábitos e consumir produtos naturais, biocosméticos, e opções sem químicos ou conservantes.

Cada produto para seu tipo de pele

O Sabonete Facial de Argilas Vermelha e Verde é aquele produto natural que você se apaixona só de olhar. Indicado para peles mais oleosas, faz uma limpeza profunda, removendo o excesso de oleosidade da pele.

Argilas são minerais riquíssimos, e nessa combinação elas agem na pele hidratando, tonificando, nutrindo, estimulando a circulação sanguínea, desintoxicando, cicatrizando e prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Clique aqui para conhecer essa sinergia , livre de sulfatos, parabenos, crueldade e biodegradável. É ou não é um sabonete para incluir na sua lista dos queridinhos indispensáveis?

Voltar